sexta-feira, 26 de março de 2010

VOYEURISMO

"O "voyeurista" geralmente observa em segredo as pessoas preferivelmente nuas em seus atos privados". "Voyeur" é quem goza contemplando condutas íntimas ou eróticas de outras pessoas. A palavra vem do francês que significa "ver" e em português o "voyeurismo" seria escopofilia aquele que presencia a distancia e secretamente. O "voyeurista" geralmente observa em segredo as pessoas preferivelmente nuas em seus atos privados como estar tomando banho, fazendo suas necessidades, dormindo ou em uma relação sexual com seu companheiro. Antes, durante ou ao terminar a "observação" o "voyeur" costuma se masturbar. O manual de Diagnóstico de Transtornos Mentais, o define como una parafília que são aqueles comportamentos sexuais recorrentes e intensos que incluem objetos o atividades pouco habituais. São considerados uma alteração ou transtorno mental quando tais condutas provocam dano a pessoa que o pratica ou a terceiros. Neste caso falamos de perversões ou desvios sexuais. O voyeurista atenta contra o direito de intimidade e de privacidade das pessoas por isso que a sociedade o castiga como um delito. 
Porém, não necessariamente todo "voyeurista" viola a intimidade de outros. Existem inúmeros casos de homens que gostam de ver suas respetivas parceiras em atos íntimos, e elas são mulheres que gostam de "se exibir" e o fazem com gosto e gozo sexual. O "exibicionismo feminino" é uma característica onde a mulher obtém sua satisfação sexual mediante exposição de suas partes íntimas ou sua nudez. Não devemos confundir o voyeurismo com o desejo de ver sexualmente a parceira. Da mesma forma, o homem e a mulher que se excitam vendo tanto quanto escutando, tocando, saboreando o outro. Alguns autores consideram que ver pornografia é um ato de voyeurismo, porém somente se a pessoa depende disso como principal fonte de seu gozo sexual. 
Que alguém quer ver a sua parceira se masturbando, com seu consentimento, e ambos tem prazer sexual com isso, não é voyeurismo se não outra forma de fazer amor. Para o "voyeur" observar em segredo é primordial. Ver através de binóculos, colocar câmaras ocultas em banheiros e dormitórios com o medo de ser surpreendidos funciona como parte da exaltação sexual. A taquicardia, a sudoração e a adrenalina que produz o temor de ser descoberto são parte de seu "ato" sexual. Muitos "voyeur" canalizaram sua parafilia através da Internet, onde são numerosos os sites em que se colocam cámaras supostamente indiscretas e, mais que tudo, mulheres fingem não saber que estão sendo gravadas enquanto vão no banheiro, dormen, se masturbam ou tem relações sexuais. Os "voyeur" saciam assim suas fantasias e desejos, "sem infringir" la lei.
_________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário