terça-feira, 30 de março de 2010

POMPOAR MASCULINO

Artigo de Claúdio Lima (urologista e doutor em sexualidade humana)

No presente artigo vamos falar sobre algo que é extremamente importante na vida do homem e também da mulher: o prazer sexual. Como prolongá-lo, intensificá-lo e torná-lo mais agradável. Muitas vezes as "crenças" associadas às possibilidades de prazer a dois estão bem distantes da realidade, porque o homem e a mulher têm como proporcionar a si mesmos e ao outro um prazer bem mais prolongado, intenso e agradável do que a maioria das pessoas pensam, e essa melhoria pode ser alcançada sem grandes dificuldades.
Através de exercícios relativamente simples, tanto o homem quanto a mulher têm condições de melhorar sua vida sexual de forma muito satisfatória; exercícios que são chamados de "pompoar" ou "pompoarismo", e que podem ser utilizados por pessoas de diferentes faixas etárias, com resultados sempre positivos.
Sobre o pompoar feminino, tem havido uma boa divulgação em meios de comunicação específicos, auxiliando muitas mulheres que se utilizam da prática a conseguirem grandes melhorias na vida sexual. O pompoar masculino, no entanto, ainda é pouco conhecido, e por esse motivo, resolvemos abordá-lo exclusivamente neste artigo, para auxiliar os homens a conhecer melhor suas possibilidades de sentir e oferecer prazer. Este artigo é indicado para todos os homens que queiram melhorar sua vida sexual, e promover uma melhor qualidade de vida.
 

DEFINIÇÃO - Chama-se "pompoar" ou "pompoarismo" todos os exercícios que ajudam a trazer mais "consciência", vida e energia para os órgãos sexuais. Esses exercícios têm como finalidade principal oferecer ao praticante a possibilidade de obter um maior prazer durante o ato sexual, mas também funcionam como um forma de fortalecer os órgãos internos e externos, o que ajuda também a prevenir contra uma série de doenças. O pompoar funciona de forma mais adequada se praticado por 30 dias consecutivos.
Mas como isso ocorre? As pessoas possuem inúmeras formas de exercitar seus órgãos, ainda que raramente saibam utilizá-las, pois na maioria das vezes há um completo desconhecimento das possibilidades do próprio corpo. Por outro lado, a ciência tem pesquisado e descoberto uma série de movimentos específicos que ajudam o homem e a mulher a perceber melhor os seus órgãos e poder exercitá-los, preparando-se de forma mais adequada para a vida sexual.

PRÁTICA MASCULINA - Todo homem pode praticar o pompoar, mesmo quando já sinta-se bem realizado sexualmente, pois os exercícios ajudam também a manter uma boa saúde e possibilitam que a vida sexual não perca sua vitalidade. Devido ao caráter terapêutico para a prevenção e/ou melhoria de algumas doenças - como por exemplo o câncer de próstata - o pompoar é recomendado por alguns urologistas, e tem funcionado como um forte instrumento na vida sexual de vários casais.
Após praticar o pompoar por 30 dias consecutivos, o homem consegue ter um maior controle sobre a ejaculação, pois adquire maior consciência do momento exato de parar de se estimular durante uma relação a dois, percebendo claramente qual é o seu "ponto sem retorno". É desta forma que as possibilidades de estimulação e prolongamento do prazer tornam-se praticamente ilimitadas. O homem pode adquirir extremo controle sobre o próprio corpo, sobre o seu prazer e sobre a relação sexual.
Os homens que continuam a praticar o pompoar, adquirem uma vitalidade ainda maior na relação, maior intensidade de prazer e um controle quase completo sobre a ejaculação, sem que seja necessário nenhum sofrimento ou desconforto. Por isso mesmo esses exercícios são altamente recomendados para os que sofram de ejaculação breve ou precoce, e também para os que queiram viver sua sexualidade de forma plena e saúdavel.
 

PREPARAÇÕES - O pompoar masculino é uma atividade sem grandes dificuldades, mas que requer algumas preparações. O indivíduo precisa reservar uma boa quantidade de tempo para praticá-lo, e precisa ser paciente no que se refere aos seus resultados; por outro lado, os exercícios podem ser feitos nos mais diversos momentos da vida e inclusive alguns podem ser combinados com outras atividades diárias, tais como dirigir e assistir a TV. O primeiro passo para o pompoar é o auto-respeito, ou seja, antes de tudo é necessário que o homem seja paciente consigo mesmo, e que queira aumentar suas possibilidades de prazer, sem recriminações.
O segundo passo é preparar o corpo para receber os prazeres, e isso será feito através de alguns exercícios de respiração. Ao descobrir uma forma mais natural e saudável de respirar, o homem poderá expandir e prolongar o prazer sexual, pois a respiração adequada é a chave para gerar altos níveis de excitação, conter essa energia no corpo e fazer relaxar. A respiração natural ajudará o homem a prolongar seu prazer sexual e expandir a carga erótica por todo o corpo, obtendo e oferecendo mais e mais prazer.
Comumente, quando o homem está sexualmente excitado, ele respira pela boca e enche o tórax de ar, criando tensões desnecessárias pelo corpo. No exercício de respiração, ele irá fazer o contrário, inspirando pelo nariz, enchendo os pulmões de ar na altura do abdômem, e finalmente soltando o ar lentamente pela boca. Dessa forma, treinará o organismo a manter-se o mais relaxado possível, tornando-o mais saudável e sensível ao prazer. A respiração será também associada ao movimento de alguns músculos que, ao serem devidamente utilizados, ajudarão a aumentar a excitação, manter a ereção por maior tempo, controlar a ejaculação e prolongar o prazer.
Os exercícios do pompoar, tanto os respiratórios quanto os musculares, podem ser feitos isoladamente ou numa seqüência. Aqui apresentaremos um pompoar seqüencial, porque esta é talvez uma forma mais simples de entendimento para os que nunca ouviram falar sobre o assunto.

 

EXERCÍCIOS INICIAIS - Inicalmente é importante utilizar-se de alguns exercícios de respiração. Estes podem ser feitos em qualquer hora do dia, mas terão maior efeito se ocorrerem pela manhã, assim que o homem acordar, quando a bexiga estiver cheia e ele sentir vontade de urinar. Ele precisará então "prender" a urina durante a primeira parte dos exercícios, e deve estar vestido com roupas bem confortáveis, ou ficar nu caso se sinta melhor assim. Após escolher um lugar tranqüilo, calmo, onde ninguém o perturbe, irá sentar-se confortável, com a coluna reta, e simplesmente começar a prestar atenção em sua respiração, sem querer mudá-la, apenas verificando se é profunda ou "rasa", se está respirando "inchando" o tórax ou o abdômem, e se a respiração é rápida ou lenta. Em seguida, deverá inspirar profunda e lentamente pelo nariz, relaxar os músculos abdominais, e enquanto inalar, deixará que o abdômem se expanda. Em seguida, começará a exalar, soltando o ar lentamente pelo nariz. É necessario que fique consciente do intervalo natural entre o inalar e o exalar. Após a primeira respiração, deverá repetir da mesma forma, percebendo que esta é a respiração natural, quantas vezes for necessário até se acostumar com ela.
Em seguida, precisará identifcar um músculo importante do seu corpo: o pubocoxígeno (situado no períneo, entre o saco e as nádegas, e que geralmente é acionado quando se interrompe o fluxo da urina). Após identificá-lo, irá ao banheiro para urinar, mas enquanto fizer isso, deve interromper o fluxo da urina por várias vezes, exercitando desta forma o pubocoxígeno. Após urinar, irá sentar-se em um lugar confortável, com a coluna reta, e contrair o músculo pubocoxígeno em rápidas e curtas contrações (de 10 a 30 vezes), colocando toda a atenção nesta área, até se sentir bem com isso, e então perceberá que seu pênis se move enquanto contrai a musculatura.
Após esse exercício, combinará a "respiração natural" com a contração do pubocoxígeno, da seguinte maneira: enquanto inala, contrairá a musculatura, segurará (contando mentalmente até seis), exalará, soltará a musculatura e relaxará completamente (devendo lembrar-se que relaxar esse músculo é tão importante quanto contraí-lo). Esses movimentos contínuos de contração e relaxamento devem ser repetidos incialmente por 30 vezes, e nas práticas posteriores poderão chegar até 100 vezes, ou até o número de vezes que for confortável. Durante o processo, o homem perceberá naturalmente alguma sensação nos genitais.
Em seguida, fará o último exercício com o músculo pubocoxígeno: ficará completamente nu e de pé diante de um espelho grande; começará contraindo e relaxando o pubocoxígeno, fazendo isso de 20 a 50 vezes, e observando o pênis se movendo, para cima e para baixo. Perceberá então que a medida que os músculos ficam mais fortes, os movimentos serão mais vigorosos.
Assim estarão completos os 3 exercícios do pubocoxígeno, garantindo o fortalecimento desta musculatura, e permitindo assim uma melhora no desempenho sexual, aumento da sensibilidade, melhora na duração e no poder do orgasmo. Com o tempo e prática o homem conseguirá conter a ejaculação durante o ato sexual. Nas primeiras vezes em que se utilizar destes exercícios do pompoar, o homem poderá ter alguma dificuldade, contraindo sem querer o abdômem ou a musculatura anal, mas com a prática irá conseguir isolar e exercitar somente o músculo pubocoxígeno.

ESFÍNCTER ANAL - Na segunda parte dos exercícios, o homem precisará identificar os músculos do esfíncter anal (responsáveis pelas contrações do ânus). Sentando-se em uma posição confortável, começará a concentrar o foco de sua atenção exclusivamente no ânus. Então começará a contrair e relaxar a musculatura anal, reparando se não está contraindo nenhuma outra musculatura, e mantendo o abdômem sempre relaxado. A tendência natural é contrair as nádegas, o abdômem e as coxas, mas a única contração necessária será a do esfíncter; o restante do corpo deverá ficar totalmente relaxado. Continuará contraindo e relaxando até poder identificar bem esses músculos, e então irá inalar, e ao mesmo tempo contrair o esfíncter, segurando assim pelo tempo que for confortável. Em seguida, irá exalar e relaxar o ânus, deixando então todo seu corpo o mais relaxado possível, e percebendo as sensações que isto provoca, tais como calor, frio e formigamento. Estes serão os sinais de que o músculo está sendo trabalhado corretamente.
Este exercício deverá ser feito inicialmente com 25 repetições, aumentando gradualmente para 50 repetições nas práticas posteriores. É bom lembrar que não há motivo para desencorajamento caso ocorram algumas dificuldades nas primeiras práticas. Se, por exemplo, não conseguir contrair e segurar por muito tempo, não haverá motivo para preocupação ou desistência, basta continuar praticando. Com o tempo todos os homens conseguem fazer este exercício perfeitamente e sem grandes dificuldades.
O trabalho com o esfincter anal traz benefícios diretos sobre a próstata. Ajuda a controlar a ejaculação, fazendo com que a ereção tenha muito mais vigor, e libera o homem de tensões na área genital, que geralmente bloqueiam o fluxo da energia sexual. As contrações do esfíncter anal aumentam a excitação, e podem ser utilizadas durante o ato sexual, para que este seja mais prazeroso.
 

PÉLVIS - Na terceira parte do pompoar, o homem irá trabalhar a pélvis, num exercício combinado com a respiração natural. Apesar de estes movimentos serem essenciais para o ato sexual, muitas pessoas não conseguem isolar e mover a pélvis, e por isso precisam praticar este exercício de pompoar para aprender a realizá-los. Esse método é um dos mais simples e eficientes de todos os exercícios.
Primeiramente, o homem irá deitar-se de costas em uma superfície firme, dobrar os joelhos, até que o calcanhar fique debaixo deles, e o pé totalmente apoiado na superfície. O espaço entre os joelhos deve ter a largura dos quadris, e as mãos ficarão apoiadas ao lado do corpo. Então começará a exalar e levantar a pélvis, fazendo um arco com as costas, e quando inalar, voltará à posição anterior. Este movimento deve ser repetido de 3 a 5 minutos. Será importante deixar a parte superior do corpo totalmente relaxada, e fazer os movimentos como se fossem ondas na coluna. Este exercício solta o corpo, ajudando a despertar o movimento natural do orgasmo.
Depois de familiarizado e com prática neste movimento, o praticante irá acrescentar mais intensidade, fazendo junto contrações dos músculos que exercitou na primeira parte do pompoar. Quando exalar, irá levantar a pélvis e contrair o músculo anal e o pubocoxígeno, inalará, relaxará os músculos e voltará à posição anterior. Outra variação possível é fazer o exercício de pé. Neste caso, deve-se afastar as pernas uma da outra até que os pés fiquem na "largura" dos ombros, e então dobrar um pouco os joelhos e fazer os movimentos da forma anterior.

 

MASSAGEM DO PERÍNEO - O procedimento seguinte no pompoar é conhecido também como "massagem do períneo", e geralmente está desvinculado dessa seqüência de exercícios. Foi descoberto que massagear o períneo freqüentemente é ótimo para dores e desconforto nos testículos, que podem surgir depois de prolongar muito a masturbação ou o ato sexual; aliviando então as tensões acumuladas nesta área. Essa região do corpo é considerada por alguns pesquisadores como "a área nobre do prazer masculino" ou "o ponto G masculino" devido à sua importância em relação ao prazer e ao controle ejaculatório. A localização da próstata fica exatamente entre o ânus e os testículos, ou seja, no períneo.
Será importante que o homem aprenda através da própria experiência qual é a pressão certa a ser aplicada durante a "massagem do períneo", que precisará ser feita tão logo sinta que a ejaculação está para acontecer, ou seja, um pouco antes do "ponto sem retorno". Esta parte do exercício pode ser utilizada durante uma relação sexual, pois o homem estará praticando basicamente o controle da ejaculação, aprendendo a retardá-la e manter o nível de excitação, mas é importante lembrar que isto precisa ser feito um pouco antes de iniciar a ejaculação, porque uma vez começada, a técnica não terá efeito. Por isso, é recomendável que antes de utilzá-la o homem conheça melhor suas reações, e estas ficam mais fáceis de identificar quando se utiliza do exercício como uma parte da seqüência do pompoar.
Desta forma, poderá dar seqüência a partir do exercício anterior. Escolherá então um lugar onde sinta-se bem confortável, onde ninguém o incomode. Começará a masturbar-se e estimular-se do jeito que costuma ou gosta de fazer. Continuará a masturbação até chegar a um ponto em que esteja muito próximo do orgasmo, e então parará toda a estimulação. Em seguida, irá inalar lenta e profundamente pelo nariz, retendo o ar (pelo tempo que lhe for confortável). Simultaneamente contrairá o músculo anal e o pubocoxígeno, e colocará os dedos (três dedos do meio) no ponto de pressão da próstata (no períneo), fazendo uma pressão firme. Manterá os dedos fazendo pressão nesta área, e então irá exalar completamente. Após exalar, irá retirar os dedos do períneo, soltar os músculos e relaxar. Colocará então sua mão direita sobre os genitais e a esquerda sobre o tórax na direção do coração. Irá então imaginar, dirijr e sentir a sua "energia sexual" movendo-se para cima, em direção ao coração. Ficará por alguns instantes simplesmente percebendo as sensações, e então começará a estimular-se de novo.
Repetirá todos os passos deste exercício várias vezes (fazendo no mínimo quatro vezes, e no máximo o quanto achar confortável e prazeroso). Este exercício pode ser finalizado sem ejaculação, mas se o homem desejar ter um orgasmo, ele poderá chegar até ele, desde que esqueça-se das contrações e simplesmente concentre-se na energia movendo-se pelo seu corpo.


RECOMENDAÇÕES - É importante lembrar que, ao iniciar a prática do pompoar, esta será uma experiência totalmente nova, e portanto o praticante não deve ficar muito preocupado com resultados imediatos, pois estes podem ou não acontecer logo de início. Geralmente os fatores que determinam os resultados são: o momento de cada pessoa, a prática, sua entrega, e a abertura para novas experiências. No começo é comum que o homem fique distraído e perca a coordenação da auto-estimulação, da respiração e das contrações. Isso é bem normal, mas é importante que nunca desanime, pois com a prática tudo isso irá ficar mais fácil, e os resultados serão muito recompensadores.
É bom lembrar também que o último exercício, relativo ao períneo, pode ter algumas contra-indicações para homens que tenham problemas na próstata. Neste caso, não convém aplicar muita pressão no períneo. Já a retenção de ar é contra-indicada para aquelas pessoas que tenham problemas cardíacos, úlceras ou problemas pulmonares. O pompoar é recomendado para qualquer idade, desde que seja feito corretamente, e levando-se em consideração todos estes cuidados aqui apontados.
Os exercícios do esfíncter anal poderão ser feitos separadamente do restante da seqüência. Também os exercícios da pélvis poderão ser realizados isoldamente, de preferência por no mínimo 30 dias. Depois de praticar o pompoar em um período de sua vida, o homem poderá voltar a utilizá-lo sempre que desejar, independente de seguir uma seqüência ou um tempo de duração específico. É até recomendável que seja "revisitado" de vez em quando, porque funcionará como uma reforço saudável à vida sexual. O pompoar, se praticado adequadamente, não causará prejuízo algum à saúde, e toda e qualquer utilização dele sempre irá estimular e preparar o corpo para obteção de prazer mais intenso e prolongado.
 

CONCLUSÃO - O pompoar é uma das atividades mais saudáveis para a sexualidade humana, e tem trazido muitos benefícios para a vida dos casais. É também um forte instrumento para preparar o homem antes de iniciar sua vida sexual, ou para um futuro relacionamento, em períodos em que ele não tenha um par sexual. Isso porque o pompoar "educa" o corpo masculino para que sinta prazer e possa proporcioná-lo de forma cada vez mais intensa e prolongada. O pompoar tem a mesma utilidade tanto para os heteros quanto para os homossexuais, e as melhorias na vida sexual são visíveis para todos os praticantes.
Homens que tenham o obejtivo de melhorar a qualidade e a intensidade de seu orgasmo, independente do ato sexual, podem praticar o pompoar para adquirir um maior prazer durante a masturbação. Qualquer homem pode utilizar essa prática sem problemas, e não precisará de nenhum apetrecho ou artifício incomum, o que facilita em muito toda a sua execução. E também não há nenhum tipo de "contra-indicação" do pompoar para pessoas que pratiquem diferentes formas de relação sexual, seja a dois ou uma prática solitária, convencional ou anti-convencional.
É fato que o pompoar tem sido mais importante para as relações sexuais a dois e heterossexuais, já que estas costumam apresentar muito mais dificuldades e impasses, devido às diferenças de prazer e áreas de estimulação do homem e da mulher. O pompoar, nesse caso, irá então auxiliar os parceiros na obtenção do prazer de ambos, que pode estar sendo ameaçado por uma ejaculação "breve", ereção inconsistente ou estimulação inadequada.
O pompoar masculino não necessita de juízo de valor sobre as relações sexuais de seus praticantes, ele atua sempre facilitando e trazendo melhorias para a sexualidade de uma forma geral, plena e irrestrita, aumentando as possibilidades de prolongar e intensificar as atividades sexuais, fortalecendo o organismo, o prazer, a saúde, a auto-estima, e contribuindo para a felicidade dos pares. Dessa forma, todo e qualquer tipo de prática sexual masculina terá sido intensificada e melhorada após o período de pelo menos 30 dias de exercícios, desde que estes tenham sido realizados de forma correta. E esse tempo parecerá bastante curto se for comparado com todas as vantagens que a prática proporciona e a influência que ela terá sobre toda a vida sexual.


_________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário